Tecnologias do antigo Egito: Aeronaves, UFOs e Submarinos de Abydos

Por Ceticismo Aberto

Em 2 de março de 1999, um programa especial do canal FOX intitulado “Opening the Lost Tombs: Live from Egypt” apresentou a uma grande audiência ‘evidência gráfica de que uma civilização com alta tecnologia existiu anteriormente à Egípcia’.

abydoscolumn fortianismo ceticismo

A evidência eram hieroglifos presentes na estrutura do teto no templo a Seti I em Abydos, Egito, um templo da Nova Dinastia de 3000 anos. Os hieroglifos parecem representar uma exibição de diversas máquinas, incluindo principalmente um helicóptero:

abydoswall fortianismo ceticismo

À primeira vista, as figuras parecem-se realmente tanto com helicópteros e aviões que tem-se a impressão de que é uma fraude, ou uma montagem. Porém, expedições posteriores e mesmo anteriores incluindo uma disputa sobre a descoberta do ‘achado’ parecem confirmar que os hieroglifos existem da forma como é mostrada na fotografia.

O programa FOX não consultou egiptólogos sobre as figuras. Talvez porque aos egiptólogos elas têm uma explicação bem diferente:

“…., Eu temo que vocês foram sujeitos à famosa febre do “helicóptero de Abydos”. Há uma explicação simples ao que vocês estão vendo, pelo menos, como nós vemos isso na egiptologia. Não há mistério aqui; é apenas um palimpsesto (… definido como “… Um manuscrito, tipicamente um papiro ou pergaminho em que foi escrito mais de uma vez, sem que a escrita anterior seja completamente apagada e freqüentemente ainda legível “…). Foi decidido na Antigüidade substituir o título real de cinco camadas de Seti I pelo de seu filho e sucessor, Ramsés II. Nas fotos, nós vemos claramente “Aquele que repele as nove alianças”, que figura um pouco dos dois nomes de Seti I, substituído por “Aquele que protege o Egito e supera os países estrangeiros”, dois nomes de Ramses II. Com parte do reboco que cobria o título de Seti I agora caído, alguns dos símbolos superpostos realmente parecem-se com um submarinos, etc., mas é apenas uma coincidência.

abydosglyphs fortianismo ceticismo

O que está acontecendo nas fotografias é bem claro; apenas consultem Juergen von Beckerath, Handbuch der aegyptischen Koenigsnamen, Muencher aegyptologische Studien 20, páginas 235 a 237.

Essa questão aparece de vez em quando em listas na internet acadêmicas como a Anciente Near East (ANE) e outras, então nós todos estamos bem familiares com ela.

Sinceramente,
Katherine Griffis-Greenberg
Membro, Centro de Pesquisa Americana no Egito
Associação Internacional de Egiptologistas
Univ de Akabama em Birmingham
Estudos Especiais”

A explicação de que é um palimpsesto, ou seja, a superposição de hieroglifos faz muito sentido. Basta olhar de novo para a foto olhando o diagrama, até mesmo um leigo (como eu) pode perceber a superposição, e como há reboco caindo que coincidentemente acaba dando forma a desenhos intrigantes. É preciso notar que de fato, o  helicóptero não foi totalmente identificado. Parte dos dois símbolos que o formam foi. Mas ao notar que o “submarino” e mesmo o ‘avião e dirigível’ foram, fica mais difícil acreditar que aquilo realmente seja um helicóptero.

Consideremos por um momento que aquilo seja realmente a representação de um helicóptero. Em primeiro lugar, falta ao desenho do helicóptero um contra-rotor na cauda. Tal helicóptero não voaria, ficaria girando descontroladamente. Mesmo com um rotor, ele seria incompatível com o estabilizador horizontal que, este sim, está representado. Essa não é a cauda de um helicóptero, é a de um avião.

Ainda, há uma inconsistência freqüente nessas reinterpretações de desenhos antigos. Se aquilo é um helicóptero, presume-se que foi inventado em uma cultura que nada tinha a ver com a que inventou o helicóptero que nós conhecemos. É uma ENORME coincidência que dois helicóptero inventados independentemente sejam iguais. O mesmo aplica-se a foguetes e a trajes espaciais. Se há algum desenho de helicóptero, foguete ou traje espacial de dez mil anos, nós provavelmente não reconheceríamos nenhum deles como tal.

Comentários:

A maior dúvida aí não é afirmar ou não que é um palimpsesto. A maior pergunta é o porquê de todos estes simbolos representando helicópteros, submarinos, foguetes, aeronaves… estão todos juntos? No mesmo plano de hieróglifos?

Se o glifo do dito “helicóptero” estivesse sozinho… talvez a explicação do palimpsesto fosse razoável! Mas e os outros que estão juntos? Amontoados na mesma linha de informação?

————–

Não pretendo tomar partido do ser ou não ser verdadeiro o achado e se ele de facto está lá ou nao. Queria apenas corrigir o autor deste texto para o facto de que hoje em dia já existem helicópteros sem rotor de cauda, tendo este sido substituido por fluxos de ar na cauda. http://www.aerotecnologia.com.br/engenheiros/pages/engaer6.htm

Fonte: http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/2241/helicptero-de-abydos

Saiba mais:

Pirâmides do Egito: Tecnologias à frente de seu tempo

Anúncios

One thought on “Tecnologias do antigo Egito: Aeronaves, UFOs e Submarinos de Abydos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s