Farsas: Madre Tereza, Gandhi e Dalai Lama

Em sua biografia demolidora sobre Madre Tereza de Calcutá, o livro: The Missionary Position – Mother Teresa in Theory and Practice (em português: A Posição do Missionário – Madre Teresa na Teoria e Prática) é um livro escrito por Christopher Hitchens.

Hitchens cita episódios constrangedores da vida da madre, como uma viagem ao Haiti em que ela declarou que o governo sanguinário de Jean-Claude Duvalier, o ditador baby Doc, amava os Pobres e os pobres o amavam. Sabe-se hoje que baby doc havia doado grandes quantidades de dinheiro para as obras de tereza.

Não sou tão radical quanto Hitchens em chamar Madre Tereza de Calcutá de fraude, é um evidente exagero. Ela não deixou de dedicar a vida aos pobres, não usou o dinheiro em benefício próprio e isso é mais do que reconhecido. Mas é importante que sua vida seja submetida a uma avaliação mais rigorosa do que simplesmente a ver como uma santa. O mesmo vale para MAHATMA GANDHI (1868-1948) e o 14ª DALAI LAMA. Eles não são, de nenhuma maneira, os santos modernos que imaginamos.

GANDHI foi advogado na África do Sul, e ali começou sua vida política defendendo uma minoria explorada. A época, fez todo o possível para lutar pelos direitos dos indianos que viviam no país africano mas, para atingir seu objetivo, defendeu o Apartheid. E fez isso publicamente. Escreveu artigos incitando os indianos a combaterem os negros, chamando-os de Não-Civilizados: Muitos anos depois, ele usaria termos parecidos para se referir à casta hindu dos intocáveis, os não-cidadãos do país (Dalit), que não têm e nunca teve direito algum. Nada disso desmerece sua campanha extraordinária de resistência pacífica contra os colonizadores britânicos na Índia, mas deixa claro que, se alguém quer seguir o exemplo do grande líder da independência da Índia, é bom entender o quanto ele era complexo e passível de cometer erros e replicar preconceitos de sua época -até porque, se suas opiniões podem chocar hoje, elas eram a norma do contexto social em que MAHATMA viveu.

O caso do DALAI LAMA também é exemplar. Prêmio Nobel da Paz em 1989, imagem pública da luta pela independência do Tibete, carrega o título falso de mestre espiritual do budismo, que nos últimos 30 anos se tornou uma das religiões mais charmosas para os ocidentais. O que pouca gente sabe é que a vida dentro de sua cúpula religiosa não é como se imagina. Antes do controle chinês sobre o Tibet o povo tibetano não vivia numa democracia. E o DALAI LAMA à época recebia ajuda financeira e treinamento da CIA, agência de espionagem americana. Durante a ditadura de Dalai Lama havia muita pobreza, opressão e nenhuma perceptiva de crescimento econômico ou cultural. É bom não esquecer: estes três ídolos religiosos e políticos são apenas seres humanos. Suas motivações podiam ser sinceras, mas seus Métodos nunca foram Santos. Se eles fossem tão ingênuos e puros como se diz dificilmente seriam tão bem sucedidos.

Assuntos relacionados:

Uma fraude chamada Madre Teresa

A verdade secreta sobre o Dalai Lama

4 thoughts on “Farsas: Madre Tereza, Gandhi e Dalai Lama

  1. Olá, gostaria de dizer que o conceito de santo faz parte do sistema de pensamento introduzido neste Planeta, se você acredita nisso ainda está subjugado a ele, mas de qualquer forma, é muito difícil se livrar de todos os condicionamentos. Poderes sobrenaturais todos tem, ocorre que há uma incrível repressão a estas características do ser humano, exatamente para manter-se o controle. Estas pessoas que você citou simplesmente seguiam as “regras”, e suponho que acreditavam totalmente naquilo que liam, ou seja, elas faziam o mesmo que a maioria faz (pensar) só que de forma extremada. Todavia, isso não nos impede de reconhecer o que fizeram, afinal, lutar (mesmo pensando através do sistema e até mantendo-o) contra extraterrestres (que induziram o sistema) e “poderosos” (que detém a possibilidade de utilizar as estruturas existentes) é muito difícil. Uma mudança real, verdadeira, (novo sistema) na humanidade só acontecerá quando esta tiver uma nova compreensão acerca de Deus, pois, a realidade é a ideia que se tem sobre este. Obrigado.

  2. Que bosta de texto. Garanto que Gandhi ou Madre Teresa fizeram mais o Bem e Paz nas suas vidas do que um babaca igual voce faria em 10 vidas.

    Falar é facil, vai dedicar sua vida cuidando de leprosos no bairro mais pobre da Índia que, por sinal, um burguesinho igual voce só passaria de taxi. É facil criticar, mas antes de criticar, tente fazer o mesmo e se assegure do que diz, ao inves de ficar sentado no seu macbook pro falando merda na internet pra fazer ibope. Porque nao faz um texto falando das roubalheiras da copa ou do sarney? Garanto que estará gastando sua energia para um Bem Maior, algo que os que voce criticou hoje, fizeram a vida inteira, ao extremo.

    Mais respeito!!!

  3. Os 3 religiosos nunca valeram 1 centavo qualquer! Tudo LIXO! Madre Tereza não pegou dinheiro para si? Quanta inocência! Madre Tereza era agente financeira do Vaticano! Ela desviava milhões em doações para o Vaticano. É irrefutável que se tratava de uma psicopata que sentia prazer em ver as pessoas morrendo nas mãos dela.

  4. Quantos pecadores não converteram no amor, na caridade? Será que já olharam todos para o seu próprio reflexo? Será que já despertaram todos para a verdade? Ou vamos todos continuar a viver na ignorância, na negação sobre as verdades de cada caminho trilhado na vida?! Quantos de vós sabem sobre a lei do retorno, efeito daquilo que tudo dizem nos vossos pensamentos e ainda todos viverem com uma mascara com a vossa alma a gritar pela liberdade de serem aquilo que não são?! Será que já deram conta que todos são uma alma que habita num corpo, que está tão apegado ao materialismo, à carência, ao ego, orgulho mas não tem amor nem paz?! Acho que é altura de reflectirem e conectarem mais com a alma do que ser alimentado em tudo o que é mundano. Gratidão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s