Pirâmides do Egito: Tecnologias à frente de seu tempo

Post publicado no Projeto Mayhem

Hoje, o Tio Marcelo se autoproclama Faraó Del Debbio I e decide que vamos construir uma pirâmide aqui no Brasil, com tecnologia de 2008.

Uma das vantagens de se estar ligado a tantas Ordens Iniciáticas é que o tio Marcelo consegue acesso fácil e rápido a praticamente qualquer empresa grande no Brasil e até mesmo em outros países com apenas alguns telefonemas e recebe carta branca para ficar fuçando e perguntando o que quiser lá dentro.

Em primeiro lugar, vamos às nossas hipóteses. A Pirâmide de Gizé possui 230m de lado e 146m de altura quando foi construída. Suas paredes possuem inclinações precisas de 51º 51´14”. Seus blocos de pedra são encaixados milimetricamente, sem espaço para passar um mero pedaço de papel. Possuem câmaras e túneis de acesso que não foram escavados, mas sim deixados vazios durante o processo de construção (ou seja, foram planejados antes da construção) e que são elaborados com precisão absoluta. Sabe-se que as pirâmides foram construídas utilizando-se aproximadamente 80% de pedras de calcário rochoso, de pedreiras distantes cerca de 60-80km do Cairo, e que 20% de sua estrutura foi composta de pedras nobres, em especial o Alabastro e o Mármore Negro, trazidas da pedreira de Assuã, localizadas a cerca de 725km de Gizé, através do Nilo.

Cálculos Iniciais

Usando a fórmula do volume de uma pirâmide, temos (B x H)/3 = 2.556.850 m3 de pedra. Não estou levando em consideração as câmaras e túneis dentro da pirâmide, apenas o volume “bruto” dela para fins de orçamento aproximado. A maior parte do volume da pirâmide é construído com blocos inteiros de Calcário Rochoso. O calcário possui densidade 2,8, portanto, o peso estimado da pirâmide é 7.159.150 toneladas, dos quais 1.431.830 toneladas (revestimentos e pedras nobres) vieram de Assuã de barco e 5.727.320 toneladas vieram de pedreiras próximas, localizadas a até 80km de distância. Destes blocos de calcário, cerca de 6% em peso é constituído de blocos de 70 toneladas (aproximadamente 5.000 blocos) e teremos de pensar em uma maneira de extraí-los e transportá-los da pedreira até nossa obra.

A primeira coisa que precisamos verificar são as pedreiras de calcário rochoso. Analisando algumas das maiores pedreiras de calcário do Brasil, consegui as seguintes informações: De acordo com a ABRACAL (Associação Brasileira de Produtores de Calcário), uma pedreira de 6 hectares produz cerca de 14.000 toneladas de blocos no tamanho adequado por ano. Com dois telefonemas para alguns amigos que trabalham no Cairo, consegui a informação que as pedreiras que os “egípcios” utilizaram para obter os blocos (Toura e Maadi) não tinham mais do que 28 hectares somadas (e isso são pedreiras grandes, relativamente falando). Fazendo uma regra de 3 básica, temos uma produção de 65.000 toneladas por ano de blocos. De posse destes dados, temos que extrair todas as pedras para montar a Pirâmide, utilizando-se de equipamentos de 2008, levaríamos 82 anos. Uma conta simples que já destrói completamente qualquer hipótese das pirâmides terem sido construídas em 20 anos…

Mas o faraó Del Debbio I tem pressa !!! Queremos construir a pirâmide no mesmo período de tempo alegado pelas lendas. Se um bando de egípcios seminús conseguiu, nós vamos conseguir também!

Procurando minas de calcário

Em 2000, a produção total de calcário no estado de São Paulo foi de 3.230.000 toneladas, dos quais apenas 16% nos tamanhos adequados para a construção dos blocos de 2,5 ton mínimos (pouco mais de 516.800 toneladas por ano). Vamos usar TODA a produção de calcário do estado de São Paulo para a construção da minha tumba.

Com TODA a produção de blocos de calcário do estado de São Paulo (que corresponde a cerca de 21% da produção total do Brasil) nas mãos do Faraó Del Debbio I, vamos recalcular o tempo para a construção da Pirâmide: Com 1.416 toneladas de blocos por dia de produção, precisaremos de 11 anos (4.045 dias) para extrair tudo. Dane-se o estado de São Paulo, o Faraó Del Debbio tem pressa. Temos apenas 20 anos para construir as pirâmides!

Para nossas operações terrestres, usaremos o caminhão 31260E da Volkswagen, o maior e mais poderoso caminhão da linha comercial 2008, capaz de carregar até 31 toneladas por vez. Utilizando-se de guindastes mecanizados do tipo GR 9.000 da Rodomaq, conseguimos colocar um bloco de pedra de 2,5 toneladas dentro do caminhão e ajustá-lo em cerca de 10 minutos, de acordo com o engenheiro responsável.

Um caminhão 31260E carrega até 12 blocos de 2,5 toneladas de cada vez, o que demoraria 120 min para carregá-lo. Supondo uma estrada bem asfaltada, em uma velocidade segura, faríamos o trecho de 80 km em 1h30. Descarregando o caminhão no local da obra e retornando em segurança, todo o processo de ida e volta demoraria 7 horas.

Ao todo, teríamos de carregar 5.383.681 toneladas de pedras em blocos de até 12 toneladas usando nossos caminhões Volkswagen. Fazendo a divisão de 5.383.681 toneladas por 30 toneladas, temos 179.456 viagens. Levando em conta nossa produção de 1.416 ton por dia, demoraríamos 3.802 dias para fazer todas as viagens (ou 10,5 anos). Para tanto, utilizaríamos uma frota de 30 caminhões (que trabalhariam 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem feriados ou pausas). Não há razão para usarmos mais caminhões, pois estes já estariam trabalhando no limite, já considerados 20% extras para eventuais falhas mecânicas (obrigado pessoal da Brasspress e RodoJumbo pelas informações).

Alguns engenheiros alegaram que estes caminhões trabalhando desta maneira selvagem não durariam 10 anos, então um deles pediu para que ficasse constando que a frota ideal total seria de cerca de 50-60 caminhões, sendo substituída ao longo do tempo.

Os outros 343.640 toneladas em blocos de 70 toneladas seriam um problema. A Granero e outras companhias de transporte que pesquisei carregam até no máximo 60 toneladas indivisíveis em seus veículos e os maiores caminhões da Volvo e Scania carregam apenas 50 toneladas… então teríamos de ir buscar outros caminhões especiais para isso.

Encontramos esta carreta, capaz de carregar até 470 toneladas, mas não achei o nome dela. Para sustentar essa estrutura, a carreta tem 266 pneus, além de outros 30 dos cavalos mecânicos. O veículo tem 93 metros de extensão, 8,70 metros de altura e anda a 5 km/h. Precisamos de uma autorização especial AET e cada viagem pode chegar a custar até R$ 100.000,00

Para carregá-la com os blocos de 70 toneladas (cabem 6 blocos por vez), demoramos cerca de 2h por bloco, ou seja, 12 horas para carregá-la, 16 horas para viajar (totalizando 56 horas por trajeto ida e volta) levando 420 toneladas. Para transportar 343.639 toneladas, precisaremos de 818 viagens, ou seja, 45.808 horas (5,2 anos).

Sabemos que as pedras maiores estão na base da pirâmide, então pelo menos os 5 primeiros anos serão destinados para as pedras de 70 toneladas, então talvez consigamos fazer um “estoque” de pedras de 12 toneladas e 2,5 toneladas para usar no futuro, aumentando assim nossa frota de caminhões 31260E nos primeiros anos e economizando pelo menos uns 3 anos do projeto. Por outro lado, não adianta carregarmos as pedras menores para a pirâmide pois isto atrapalharia o desembarque das supercarretas.

O preço dos materiais, pelas tabelas de 2007, são de aproximadamente 100,00 por tonelada de blocos de calcário e entre 250,00 a 400,00 a tonelada de mármore nobre e alabastro. O total estimado, em material apenas, sairia na faixa de 4 bilhões de reais (1% do PIB do Brasil de 2007). Mas isto não inclui nem transporte e nem mão de obra!

Outro dos problemas é como fazer a terraplanagem do terreno. Consultei algumas das empresas de topografia de irmãos e descobri que conseguir um platô que fique PERFEITAMENTE NIVELADO sobre a areia de um deserto é uma tarefa impossível. Pior ainda se planejamos “empurrar” os blocos… o mero deslocamento das pedras já desnivelaria TODO o trabalho executado, e a areia deslocada nunca permitiria um encaixe tão perfeito dos blocos. Ao contrário do que as otoridades querem que vocês acreditem, não basta ir empilhando blocos de pedra sobre a areia, pois com o tempo, a areia cede e toda a estrutura afunda (por exemplo, a torre de Pisa, que nem em areia foi construída). Para se construir em cidades como Santos ou Las Vegas, é necessário consultar engenheiros navais e de estruturas, para indicar as compensações necessárias a serem feitas para se edificar sobre solo tão precário (e estou falando de prédios de 10, 12 andares… a pirâmide tem o equivalente a 49 andares). Em outras palavras, é necessário uma FUNDAÇÂO para manter toda esta estrutura firme (ainda mais que ela não se deslocou um milímetro em 12.500 anos… ops… 6.000 anos).

Muitos teóricos da conspiração (e eu não estou entre eles) afirmam que há uma pirâmide enterrada abaixo da pirâmide, de mesmo tamanho e voltada para baixo, formando um octaedro, para servir como fundação. Isso resolveria nosso problema, mas destruiria de uma vez por todas as teorias de tumba do Faraó e escravos egípcios empurrando blocos… pena que o governo egípcio proíbe qualquer tipo de pesquisa neste sentido, então nunca saberemos a verdade.

De qualquer maneira, os trabalhos de terraplanagem de uma área deste tamanho teriam de ser executados por alguma empresa do porte da Engepar especializada em barragens. O tempo estimado para deixar o terreno preparado para receber a pirâmide girou em torno de 6 meses a 1,5 anos, mas não tive garantias de inclinação de zero graus como na pirâmide. Eu deveria esperar algo em torno de 0,5º a 1,5º de inclinação.

Transporte por rios

Para nossas operações marítimas, vamos usar um dos maiores navios em operações aqui no Brasil, da Hamburg-Süd, chamado “Aliança Brasil PPSO”, com capacidade máxima de 1850 Teus (Teu é uma unidade de medida que representa containers com 20 pés, neste caso, carregados com 14 toneladas), que é um navio com 200m de comprimento, possui mais de 28.000 toneladas de deslocamento e velocidade de 20 nós. Este navio é tão grande que existem apenas 5 em operação neste volume no Porto de Santos (para ter uma idéia de comparação, as caravelas de Cabral carregavam 250 toneladas cada)

As docas do porto de Santos, o maior porto do Brasil, são capazes de carregar em média, 40 containers por hora (ao custo de 70 dolares por container). Um navio do porte do Aliança Brasil demoraria, então, 46 horas para carregar e 20 horas para viajar (em um total de 132 horas entre carregar, viajar, descarregar e voltar). Isso, claro, contando que tivessemos dois portos do tamanho de Santos à nossa disposição.

Carregar 1.431.830 toneladas usando este navio demoraria 55 viagens, ou aproximadamente 310 dias. Menos de um ano. Esta seria a parte mais fácil do projeto.

Faltou um último detalhe. Os blocos das pedreiras são escavados com erro de até 3% em tamanho. Os blocos das pirâmides são PERFEITOS em suas medidas. Eu reclamei com o engenheiro chefe e ele me disse que é possível contratar especialistas para recortar no canteiro da obra com precisão milimétrica, mas este trabalho poderia demorar até cerca de 3 a 12 horas por bloco, para ficar da maneira 100% perfeita que as pirâmides exigem.

Contas rápidas levam ao nosso conhecimento que, para lapidar os cerca de 260.000 blocos das paredes externas, câmaras e túneis, seriam necessários aproximadamente 2.600.000 horas. Com uma equipe de 500 especialistas (ou seja, praticamente todos os especialistas brasileiros), conseguiríamos fazer todo este trabalho em cerca de um ano inteiro. Certamente o faraó Queops tinha especialistas muito melhores que os formados pelo SENAC.

Resolvida a logística de escavações e transporte, vamos colocar os blocos uns sobre os outros:

Precisamos levar todos estes blocos de 70 toneladas, 12 toneladas e 2,5 toneladas até a sua posição na Pirâmide. Sabemos que ela possuía 146m de altura. A hipótese de rampas é ridícula, pois não podemos construir rampas com inclinação maior do que 10%, o que significa que as rampas quando estivéssemos no topo da pirâmide teriam 1,5 quilômetros de comprimento… Uma rampa destas teria 5m x 145m x 1.450m, ou seja, 525.625 metros cúbicos de areia, suficiente para encher 6 maracanãs até a boca de areia. Algum de vocês já foi a um estádio de futebol para ter uma noção de quanta areia é isso?

A maior escavadeira do mundo, a Bagger 288, consegue movimentar 76.445 m3 por dia. Este monstro demoraria uma SEMANA para construir uma rampa como a descrita acima. Supondo, claro, que milagrosamente toda a terra movimentada chegasse ao formato desejado da rampa em um passe de mágica.

Vamos usar guindastes e gruas!

Podemos construir rampas de acesso metálicas para caminhões nos primeiros estágios da pirâmide. Mas com o tempo, eles se tornariam complicados. No primeiro andar, teríamos algo em torno de 53.000 m2 (230×230) para manobrar os caminhões e guindastes GR 9.000, mas certamente precisaríamos usar guindastes para posicionar os blocos da base. Para posicionar os blocos gigantes de 70 toneladas, usaremos guindastes da Demac ou Lorain (aluguel de 250,00 por hora). Posicionar um bloco de 70 toneladas em um canteiro de obras demora cerca de 2 horas, mas o engenheiro me disse que há erro de até 5% da maneira que escolhi. Podemos medir com sensores de laser (semelhante ao que usam no metrô para alinhar os túneis) mas que mesmo assim o balanço dos guindastes poderia tirar os blocos do prumo. Sugerimos empurrar com um trator, mas a maioria dos tratores empurra até 30 ou 40 toneladas no máximo. Sugeri usarmos nossos peões de obra para empurrar. “Se o faraó conseguiu, eu também consigo” – pensei. E o engenheiro riu na minha cara. Totalmente impraticável.

Pessoas empurrando blocos de pedra na areia fariam no máximo com que elas mesmas afundassem quando começassem a puxar ou empurrar os blocos, sem que ele se movimente. Se usarem troncos para “rolar” as pedras, precisariam pensar em uma maneira de RETIRAR estes troncos debaixo das pedras (embora nenhum botânico que eu contatei conseguisse me indicar uma palmeira que agüentasse 70 toneladas de pressão).

Só para não parecer que eu estou exagerando… 70 toneladas é o peso de 70 fuscas, compactados em um bloco de aproximadamente 2 x 2,5 x 5 m. Se imaginarmos escravos MUITO fortes e marombados, capazes de puxar 200kg cada um, precisaríamos de 350 escravos para puxar cada um destes 5.000 blocos. E estamos falando de PUXAR, porque empurrar é impossível… vamos empilhar 350 homens uns sobre os outros… a última vez que eu verifiquei, dois corpos não ocupavam o mesmo lugar no Plano Material. Então como ajustar a posição milimétrica dos blocos sem empurrá-los?

O segundo problema de empurrar é que isso poderia arrebentar o piso e a terraplanagem. Decidi não me preocupar com estes problemas mundanos e ignorar isto. Concretando o primeiro andar da pirâmide, teríamos uma base forte (desde que ela não cedesse) para continuar subindo.

Resolvido as primeiras etapas da pirâmide, usaremos, então, o modelo de guindaste MC310K12, um dos maiores guindastes em uso aqui no Brasil, para elevar os blocos de 12 e 2,5 toneladas. Ele eleva 12 ton a uma altura de 57,50m, com uma lança de 70m. Com ele, conseguiremos construir até cerca de 50m de altura… só faltam 100m para chegar ao topo.

Neste ponto do percurso, temos um problema, chamado Câmara dos Reis. Há dentro dela uma pedra única de 50 toneladas, de mármore negro vindo de Assuã. Como nenhum guindaste chegaria até a posição onde ela está e as rampas de areia são impraticáveis, optamos por usar um helicóptero militar, mas infelizmente, o maior helicóptero brasileiro, o Baikal, carrega miseráveis 4 toneladas. Mesmo o Mi-26, o maior helicóptero de carga americano, segundo a WFF, carrega apenas 20 toneladas (confesso que isso foi uma surpresa, eu achava que helicopteros carregassem mais peso). Então abandonamos os helicópteros… e aquela história das Pipas do Kentaro levando 11 toneladas me parece cada vez mais história para cético dormir…

Sem helicópteros, tivemos de construir uma rampa, usando estruturas metálicas extra-resistentes combinada com um guindaste na ponta para içar a pedra. Tempo estimado de operação: duas semanas. Espero que dessa vez eu lembre de colocar um sarcófago DO TAMANHO CERTO, já que o de Quéops é menor do que deveria ser… faraó burro!

Também descobri que existe uma grua nova na Espanha chamada Potain MD1400, a maior grua em atividade na Europa, capaz de elevar pesos a até 200m de altura, flecha de 50m e 30 toneladas de carga. Deve dar, embora a flecha desta grua não é suficiente para chegar no centro da pirâmide, o que força nossos homens a montarem esquemas de cordas para direcionar e posicionar as pedras do Topo.
Pyramidion

Fica faltando uma última pedra, uma réplica da pirâmide com 9m de altura esculpida em uma única peça de mármore negro, chamada Pyramidion, pesando entre 6 e 7 toneladas. Com a grua espanhola, podemos fazer este trabalho sem grandes complicações de engenharia.

Claro que os prazos que eu forneci nesta coluna são para cada uma das etapas separadamente. Quando construirmos a pirâmide, estas etapas terão de entrar dentro de um cronograma de logística: enquanto as pedras são cortadas e transportadas, outros engenheiros e peões estarão responsáveis pela colocação delas no canteiro de obras. Trabalhando sem parar 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem feriados nem descansos (segundo os textos usados como base, os “egipcios” trabalhavam apenas 3 meses por ano), estimamos a construção da Pirâmide com tecnologia de 2008 em cerca de 13 a 14 anos (tabalhando sem parar 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano), a um custo que pode chegar fácil a 18 bilhões de reais. E, como eu sou uma das dez pessoas mais modestas do Planeta (e a modéstia me impede de dizer em qual posição eu estou), terei todo este trabalho e NÃO VOU COLOCAR O MEU NOME EM LUGAR NENHUM da pirâmide.

Faltou lembrar que todo este trabalho é para apenas UMA pirâmide, quando na verdade, o conjunto possui TRÊS pirâmides (então teríamos de multiplicar todo este trabalho por três… ). Eu sempre soube que a história de escravos empurrando pedras era ridícula, mas agradeço ao Mori pelo texto dele das pipas, que me fez ir atrás de empresas de engenharia para ver o quanto, na verdade, é IMPRATICAVEL a teoria dos escravos da tumba do faraó. As pessoas acreditam nela simplesmente porque as otoridades disseram e porque nunca ninguém foi atrás de ver as dimensões envolvidas. De qualquer maneira, fica demonstrado a impossibilidade de cumprir estas metas no prazo e condições descritas pelas otoridades.

Agora… quem construiu as pirâmides e como, ninguém sabe ao certo… mas definitivamente não foram escravos seminús arrastando blocos de pedras rampa acima no deserto ou empinando pipas.

Fonte: Daemon.com.br

Levitação Magnética: Sapo

Maglev

Saiba mais:

Tecnologias do antigo Egito: Aeronaves, UFOs e Submarinos de Abydos

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10 thoughts on “Pirâmides do Egito: Tecnologias à frente de seu tempo

  1. 0i! gostei do seu post. ultimamente tenho andado a escrever sobre as piramides. foi sempre um assunto que me fascinou. tou a deixar comentário pois existe uma foto no seu post que não está a aparecer, julgo ser a de um camião :)
    bom post :)
    irei pôr um link do meu post para o seu, pois o seu tem mais informação que o meu :)

  2. Amigo, veja, bem, essa teoria de que as pirâmides do antigo Egito foram construídas por extraterrestres não é nova, ela já havia sido popularizada pelo escritor Alemão Eric Von Danicken no livro “Eram os Deuses Astronautas”. No entanto, eu vejo três problemas insolúveis que tornam essa teoria dos Aliens construindo pirâmides totalmente falsa e impossível. O primeiro problema é quanto ao propósito: Para que alienígenas que resolveram o problema da viagem interestelar viriam até aqui só para carregar pedras durante 30 anos para fazer uma sepultura para um faraó? Sim, porque a finalidade das pirâmides é servir de túmulo para o faró e nada mais. Elas não são Usinas de Energia ou fábricas de processamento de urânio. São túmulos para o faraó e isso está mais do que provado. Segundo, se alienígenas vieram para cá no passado remoto, resolvendo os imensos problemas de energia da viagem interestelar, então é de se supor que tenham trazido as memórias ancestrais de seus povos, bem como o conhecimento e a tecnologia. E se eles trouxeram toda essa tecnologia de construção de pirâmides, por que não nos passaram também a tecnologia da máquina a vapor, dos motores a diesel ou do motor elétrico? Porque eles acharam importante instruir os homens-macaco do Egito na arte de carregar pedras pesadas para lá e para cá e construir túmulos par ao rei, mas não acharam importante ensinar a usar uma fonte de energia mais avançada do que a tração animal e o trabalho escravo? Sim, porque as fontes de energia do Egito antigo eram o trabalho escravo e a tração animal e nada mais. Tudo bem, eu concordo que a pirâmide é bem pesada e que deve ter sido dificil construí-la, mas amigo, daí a querer insinuar que uma raça extraterrestre veio até este planeta só para ensinar uns homens macaco do deserto a carregar pedras pesadissimas para fazer um túmulo em forma de pirâmide para o Rei não faz o menor sentido. Uma civilização avança usaria fontes de energia mais avançadas não só para construir a pirâmide, mas também na própria pirâmide, só que não há nada de avançado lá. É apenas um túmulo de pedra em forma de pirâmide.
    Terceiro ponto, se realmente foi uma civilização extraterrestre que construiu a pirâmide, é uma civilização que veio de outro sistema estelar até aqui, construiu uma pirâmide muito pesada, mas não colocou apetrechos tecnologicos nela e depois disso o que aconteceu? Eles foram embora? Ficaram aqui? Se ficaram, onde estão as memórias ancestrais desse evento? Não teria ficado registrado na história? Tudo bem que alguns textos religiosos antigos sugerem que seres vindos do céu vieram aqui e acasalaram com algumas mulheres gostosas, mas eu já li esses textos e não são nada claros, são cheios de metáforas religiosas. Não são registros históricos confiáveis como os que temos aqui. Até hoje é possível ler a Carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal, informando acerca do descobrimento do Brasil. E ela tem uma precisão notável, até para os dias de hoje. Qualquer brasileiro que pegasse essa carta entenderia o que está escrito nela. Ela diz claramente que a expedição de Pedro Álvares Cabral descobriu novas terras, que tinham florestas exuberantes e habitantes humanos que andavam nus para todo lado. Em alguns trechos ele pode falar de Deus, mas é um relato histórico preciso de um evento histórico que realmente aconteceu e nós temos, desde 1500 muitos outros registros históricos desse quilate: Confiáveis, precisos, que não deixam dúvida quanto à sua interpretação. E o que eu quero dizer com isso? Ora, se realmente houve um evento histórico na história do mundo, no qual alienígenas tivessem decido aqui para ajudar os Egípcios a carregar, cortar e empilhar pedras pesadas, haveriam registros escritos precisos sobre isso, assim como a Carta de Pero Vaz de Caminha. Registros que não misturassem fantasia com realidade, nem assuntos religiosos com eventos históricos. Até no Egito antigo existem registros históricos precisos, sobre batalhas ocorridas, sobre o exôdo dos judeus, mas não existe nada claro sobre alienígenas, mas apenas metáforas, lendas de deusas que vieram dos céus. E eu fico imaginando da onde que os deuses viriam se não fosse do céu. Só que a verdade é que não há nada claro sobre isso, mas apenas metáforas que poderiam ser interpretadas como falando de alienígenas sendo vistos por um povo primitivo. Alienígenas obcecados com a arte da alvenaria, pois a única coisa que supostamente ensinaram aos egipcios foi a arte de levitar pedras pesadas para fazer a pirâmide. Nada mais de útli foi ensinado por esses extraterrestres, que viajaram anos luz, chegaram aqui, não colonizaram o planeta, porque se o tivessem feito, haveria ao menos um país na Terra que teria em sua história a lembrança de que foi colonizado por extraterrestres, mas esses extraterrestres deveriam ser doidões, porque vieram até aqui, acharam um planeta habitável, estupraram umas virgens gostosinhas para ver se aparecia algum humano mutante alien cabeçudo, mandaram os egipcios ficar trinta anos carregando pedras para lá e para cá e depois disso sumiram, tão misteriosamente quanto apareceram. Francamente, dá para acreditar numa história assim? Mas basicamente é isso o que defendem esses caras seguidores do Daniken e da teoria dos Astronautas antigos.

  3. Ow rodrigues.
    Onde diz que é fato que pirâmides são túmulos? O que é fato é que nenhuma múmia foi encontrada dentro delas, e sim no vale dos reis. Esse seu fato deve ter sido baseado em history chanel? Ou naquele babaca apaixonado burro do Zahi Hawass, esse mesmo que sobe sobe sobe e diz: ‘eis aki a ”marca” do faraó’ kkkk. Esse povo que precisa do jornal nacional para ter opinião é fads viu.
    As pirâmides do Egito já estavam lá muito antes do povo egípcio.

    O dono do site se mata expões timtim por timtim e carinha ainda baseado em lixo informativo vem despejar sua ignorância por aqui.

    Agora entendo pq os governos fazem o que fazem com a população do planeta terra, vcs são estúpidos demais, extremamente fáceis de serem manipulados, são crentes ferrenhos em acreditar em tudo que é lixo e porcaria, e depois ele mesmo o carinha da opinião telejornalesca pergunta o pq não nos foi ensinado naquela época outras coisas como: ‘motor a vapor o diesel’ e assim vai. (vai ver eles já previram o futuro e sabiam que gentinha como vcs iriam existir,rs)

    Mas o carinha ai em cima não é o único.

    Mais claro que isso , o que foi colocado nesse site, impossível, nem desenhando, nem fazendo filme esses alienados entendem.

    Cansei de vocês seus trouxas, eu não perco mais tempo tentando mostrar mais nada, o que aprendi vou guardar pra mim, ou somar com gente como o dono deste digníssimo site, caso o queira.

    Eu sou Knight, virtual , um abraço.

  4. Falando em pirâmides.

    Repararam nas fotos que os russos tiraram lá de cima da pirâmide? Então reparei em uma das pedras que alguem escreveu nelas, ou seja não foram os primeiros, alias tem um monte de pedras com assinaturas dos que la estiveram, e tambem reparei nessas pedras que em momento algum se observa que algo foi arrastado sobre elas, a vantagem das lindas fotos que foram tiradas por maquina digital é permitir uma analise melhor.

  5. Excelente artigo. Parabéns!
    Com tantos cientistas, “especialistas” em tudo, nos dias hoje, nenhum chegou, nem perto, de fazer um trabalho igual ao seu. Acham que sabem tudo, baseiam-se em teorias disso ou daquilo, mas nada de concreto à luz da verdade. Ninguém sabe, e, talvez nunca descubra, como essas pirâmides realmente foram construídas. A única coisa que temos, vemos e sabemos é que elas estão lá. São reais.
    Como você acabou de provar, nem com a tecnologia da construção, que temos atualmente, seria possível uma obra dessas, com os mesmos materias e localizações, tipo de solo, transporte, logística, mão-de-obra, custos, propósitos e etc.
    Existiu, sem sobra de dúvidas, uma tecnologia da construção, muito avançada para a época. Essa tecnologia se perdeu. Não se sabe o que houve aqui em nosso planeta, que apagou esse passado. Não se sabe se nós humanos, terráqueos, já fomos muito avançados tecnológicamente, mas talvez algo dizimou tal geração. Re-começamos do zero, talvez. E, talvez, isso irá se repetir, novamente e novamente. De tempos em tempos. O tempo, para nós humanos,
    faz muita diferença. Devemos continuar, sempre, em busca do conhecimento, em busca da verdade, para um futuro melhor.
    Existe muito segredo, muita coisa escondida por traz das pirâmides. O próprio formato (triângulo), já diz muito. Tem a ver com exatidão, perfeição, energia, sem esquecer a posição, localização, orientação e etc. Existe um recado, uma mensagem nisso tudo.
    Em várias partes do mundo, em todos os continentes e ilhas longíquas, temos essas pirâmides e construções intrigantes. Uma que gosto muito e me intriga também é Puma Punko na Bolíva.
    Um abraço.

  6. gostei muito,faz muito sentido tudo q vc postou….espero ter mais oportunidades e saber mais sobre o assunto,vou pesquisar mais sobre isso,parabens…
    andre rocha

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